terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Os 10 passos para vivenciar uma jornada empreendedora


Acompanhar o avanço da era tecnológica é apenas um detalhe que preenche a vida de um empreendedor/empreendedora e se você escolheu ser um empreendedor(a) social sua jornada é muitas vezes desafiante. Esse é o meu caso.

Empreender é ter uma ideia, desenvolvê-la e estar disposto a desapegar dela a qualquer momento para reaprimora-la, molda-la continuamente ao mercado em constante mutação e avanços.  É não parar de se atualizar, é fazer um emaranhado de coisas ao mesmo tempo e aí, entra a questão de tentar conciliar tudo em uma rotina alucinante, pois em fase de desenvolvimento de sua ideia, você pode vir a conciliar um ou dois trabalhos simultâneos, ir de um canto ao outro, pegar trânsito, sol, chuva. A jornada é árdua. Fazemos tudo isso que você leu acima, empreendendo, e ainda mais, existe a responsabilidade de quem tem a casa para dar aquela cuidada, filhos, enfim, a família. Trabalhar fora, trabalhar em casa, trabalhar no desenvolvimento de seu empreendimento, ser mãe/pai, companheira(o), ativista, empresária(o), profissional, enfim, ser multante.

Nessa rotina de vida tem-se a impressão que se deve conciliar tudo, tem que ter VOCÊ para tudo e para todos.  Aí você percebe que o corpo responde a todas a essas demandas e se não ficar alerta iniciam as dores musculares intensas, as dores de cabeça, quedas de pressão, etc.
Isso é o estresse extremo pelo envolvimento intenso com o que os outros dizem, pensam, fazem sobre você. É a tentativa de ter que atingir todos os setores: implementar minha ideia, estudar, trabalhar fora, organizar a casa, cuidar e dar atenção a tod@s, me exercitar, viajar, dirigir, afins. Passei por tudo isso, então PAREI, refleti e aprendi muito a respeito disso e compartilho os passos que descobri/desenhei para mim mesma: 

Os 10 passos para uma boa jornada empreendedora:

1- Pense em você primeiro. Se não tiver você não haverá projetos, trabalhos, casa e etc. Molde sua jornada para que você esteja bem. Abra tempo para uma caminhada, exercícios, leitura, músicas, enfim, coisas que aprecia.

2- Você não tem que agradar a tod@s! Quem estiver com você de verdade estará até o fim, seja você e não mude seus valores.

3- Você não tem bola de cristal. Você não deve saber tudo ou tentar adivinhar as coisas. Muit@s pensarão que você tem esse dom.

4- Dê e faça seu melhor. Independente do que digam e pensem. Se todas as atividades agendadas não foram cumpridas, mas houve imprevistos, reflita se você fez seu possível e em caso afirmativo, relaxe.

5- Não carregue pesos que não são seus. Quando você está a frente de algum empreendimento social ou projeto as pessoas projetam em você seus problemas, e as vezes, até te culpam por isso, não deixe, leve apenas seus pesos, mas oriente essas pessoas para soltarem os seus e voaram rumo às realizações.

6- Tudo tem seu tempo. Quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo a ansiedade pode nos atacar, querendo que adiantemos as coisas que estão por fazer. Uma coisa de cada vez e a seu tempo.

7- Desacelere. Ritmo intenso por longos períodos não faz bem.

8- Organize seu dia, organize sua semana.  Saiba todos os momentos, seus compromissos, momentos para você, para família. Lembre-se tudo tem seu tempo. Uma dica é o bullet journal - um caderninho/agenda que tenha a sua cara e que você possa listar todas as atividades que pretende fazer na semana e depois em cada dia e ao término de cada período você checar o que conseguiu fazer/cumprir. 

9- Organize seu espaço de trabalho. Crie um home office aconchegante e confortável, valorize as cores alegres que atraem coisas boas, crie e deixe seu mural de metas à vista.

10- Trabalhe duro. Você perceberá que seguindo seu próprio caminho, você trabalhará melhor e vai seguir rumo à realização de seus sonhos/ideias/projetos da melhor forma, saudável e possível.

Esses são pontos que aprendi em minha jornada pessoal e que cada um pode descobrir os seus e construir seu próprio caminho e jornada rumo à realização.

Se algum estiver faltando em sua opinião, deixe sua sugestão! ;)
#Avante





Manú Oliveira, é fundadora do Social Brasilis - Graduada em Letras, Especialista em Gestão de Projetos, ativista e empreendedora social,possui 19 anos de experiência em movimentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...