quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Um motorbaby - Inovação em uma casa lar para crianças em Florianópolis: Luz do Caminho.

novação pode estar em todos os lugares e todo tipo de trabalho e frente social. Já imaginou o trabalho de uma casa lar que recebe crianças de 0 a 5 anos de idade em suas dependências, possibilitando apoio, cuidado, carinho e atenção? Possívelmente, você classificaria apenas como uma iniciativa filantrópica e assistencialista, mas vamos além e observamos um ar de inovação no trabalho da ajuda ao próximo.

A Casa Lar Luz do Caminho localiza-se em Florianópolis- SC e desempenha o trabalho, já citado, com crianças de 0 a 5 anos, em sua maioria vindas de pais usuários de drogas e sofrem um processo de abstinência, devido ao consumo de drogas da mãe durante o período de gestação o que acarreta problemas respiratórios e choros conculsivos em bêbes. Assim, na casa lar foi observado que os bêbes quando no berçário coletivo, um grande berço onde ficam juntos mais de dois bêbes, verificou-se que esses sintomas são amenizados, além de proporcionar maior conforto para os mesmos. O berçário coletivo já está sendo objeto de pesquisa para estudantes de Florianópolis interessados nos porquês desses resultados.


A inovação não pára por aí, foi adquirido, aliás montado, com recursos de editais o primeiro motor-baby do Brasil e segundo Prof° Maurício, presidente da Casa Lar, é único no mundo. O motorbaby é uma Van adaptada para o transporte de crianças nas faixas etárias atendidas pela casa, com cadeirinhas fixadas e espaço para cuidadoras, além de um sistema que armazena água potável e outra que armaneza a água que foi utilizada para descarte. Mais uma inovação em termos de conforto e cuidado para o transporte de crianças até a escola ou médico.




Além de tudo isso, a instituição mantem grupos de comunicação e contato com sua rede de voluntários através do Whatsapp, onde cada um tem sua frente de ajuda. Auxiliam nos bazares beneficentes, feijoadas, cursos e multirões oferecidos pela instituição. Os cursos são para formação de voluntários e profissionais que desejam trabalhar na instituição, aprendendo a metodologia Pikle, oriunda do método desenvolvido pela doutora canadense Emmi Pikle, que trata sobre o cuidado para com crianças, você conhecer mais sobre o método no site da instituição nos links abaixo.

Dessa forma, comprovamos que inovação não tem tempo, idade, espaço, tipo de trabalho, vem de dentro e está em quem quer fazer acontecer.


Empreendedores sociais de todo o Brasil que participaram da visita 

Site Casa Lar Luz do Caminho:http://www.casalarluzdocaminho.org/ 
E-mail: casalarluzdocaminho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...