quinta-feira, 31 de março de 2016

Desenvolvendo um projeto de impacto para o empoderamento social, ambiental e econômico.


Colaboração e cooperação social

       Já dizia Schumpeter, considerado pai do empreendedorismo, que ter a percepção sobre as coisas e explorar da melhor forma as oportunidades com o mínimo de recursos possível é ser empreendedor. É com esse pensamento que qualquer ideia deve ser executada. Se você tem um projeto ou uma ideia que busca promover o desenvolvimento de pessoas através do empreendedorismo, objetivando o empoderamento dos beneficiados, precisa seguir alguns passos para alcance do sucesso, lembrando que não existe fórmula mágica para o sucesso, existem experiências que ajudam o próximo:

Identificação de uma oportunidade – busque identificar necessidades em comunidades da região visando o desenvolvimento sustentável em busca do progresso econômico, social e ambiental da comunidade.

Abordagem e confiança da comunidade – nessa etapa será o momento de conhecer a comunidade que será beneficiada. E você se questiona será se as pessoas irão ouvir a proposta? Como abordar a comunidade e transmitir o objetivo da visita? Bom, esteja sempre preparado. Defenda sua ideia, apresente os benefícios. Busque contatos de lideranças locais para conversar e conhecer mais o perfil da comunidade e apresentar a proposta. Será necessário, outras visitas para aproximação e ganhar confiança da comunidade.

Planejar e estudar - como você está conhecendo a comunidade, de início se tinha hipóteses, o planejamento depois da aprovação é extremamente importante, ele que você deverá seguir para organização, direcionamento adequados e controle dos processos do projeto. Nele deverá abordar todas as ações para o sucesso do projeto, desde capacitações, divulgação, a mensuração do impacto, captação de recurso, e sempre estudar novos métodos de execução visando uma melhor qualidade de vida.

Lembre-se a comunidade deve se sentir/fazer parte do projeto, assim, o progresso pode se torar mais rápido.
Fernanda na colaboração ambiental na região do Cariri cearense






Fernanda Barbosa, é administradora, criadora da hashtag #CompartilhaCariri - instagram @compartilhacariri, natural de Juazeiro do Norte-CE, apaixonada por empreendedorismo e negócios sociais. Adora aprender e a está vinculada a causas sociais, principalmente comunitárias. Faz parte do Time Enactus Leão Sampaio e é colaboradora do Social Brasilis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...