terça-feira, 15 de março de 2016

I Open Space do Social Brasilis: A educação digital no contexto social.

No último dia 05/03/2016 nos reunimos, em formato de espaço aberto, para debater, escutar opiniões, críticas, sugestões, sobre o ponto de vista de lideranças comunitárias, nosso público-alvo n°01, sobre o que achavam da educação digital no contexto social.

Qual seria a opinião desses líderes e agentes sociais para vivenciar um processo educacional mesclando educação empreendedora e tecnologia? O que eles pensam a respeito? Como se enxergam nesse contexto?

As respostas foram animadoras! O público comunitário não se esquiva das mudanças que a tecnologia vem trazendo para a sociedade, ao contrário, querem vivenciar essas mudanças na prática, querem dispor das facilidades que o bom uso das tecnologias podem trazer para o dia-a-dia na vida pessoal e no trabalho.

Segue alguns relatos de quem faz acontecer na sociedade:
                                                           



"A Educação à distância é ótima, pois me permite continuar trabalhando, o que essencial para mim sem ter que abandonar meus estudos."
(Amanda, voluntária em uma Escola Comunitária em Fortaleza-CE).


 "A educação através da tecnologia possibilita acesso a quem não dispõe de muito tempo, facilita a formação e trabalha vários recursos cognitivos da aprendizagem."
(Zuingla Christian, gestora de uma Escola Comunitária).







Ficamos felizes pelas visões apresentadas e seguimos em busca de mais opiniões, sugestões e pontos de vida para democratizar o ensino da educação empreendedora e social em todo o país.


Nosso próximo Open Space será no mês de abril, fiquem ligad@s!



Agora é com você!
Deixe sua opinião e relato a respeito sobre a tecnologia na educação e na vida das pessoas nos comentários desse post, o que você pensa a respeito dessa inclusão digital?

Aguardamos suas considerações!

15 comentários:

  1. Estamos na era da informação, tudo gira em torno da tecnologia. Processos foram modificados, as pessoas tiveram que acompanhar essa evolução. A educação digital para o fortalecimento da formação das pessoas nesse século, vem criando métodos diferentes para atingir os públicos existentes. Mesmo com a atenção voltada para o desenvolvimento de tecnologias para a educação, ainda é preciso ter atenção com as pessoas que não tem acesso, para que esses sejam empoderados para seu desenvolvimento e contribuir com o país.

    ResponderExcluir
  2. O presente e o futuro é a tecnologia. Na educação, com o surgimento da internet e de outras ferramentas, as pessoas conseguem ter acesso facilitado a cursos, livros, publicações, etc.Dessa forma,o ead (educação à distância) vira "febre" na vida das pessoas.Não é por acaso. A facilidade de acesso,o preço e a qualidade impulsionam essa ferramenta. Muitas vezes, com qualidade superior a um curso presencial, forçando, assim, as empresas a se reinventarem.

    ResponderExcluir
  3. Educação à distancia é a melhor opçāo para quem mora em regiões distantes que não oferecem à sua população acesso a cursos de nível superior ou tecnológico.

    ResponderExcluir
  4. A internet hoje é fundamental, e contribui de todas as formas na educação. Seja em pesquisas, em assistir conteudos pelo youtube. É de extrema importância a Internet na educação, sem retirar a importância do livro, mas confesso que uso mais a internet do que leio livros.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que usar a tecnologia e suas ferramentos para criação dos mais distintos processos de inclusão é a maneira mais democrática de alcançarmos um número cada vez maior de pessoas que poderão transformar suas vidas!
    Como consequência dessa transformação pessoal perceberemos naturalmente a transformação das famílias, das comunidades, dos bairros, e assim sucessivamente até transformarmos o mundo!
    Precisamos do mundo transformado a partir de nossas ações, só assim teremos harmonia e tranquilidade!

    ResponderExcluir
  6. Hoje se fala muito em tecnologia nas escolas,mas se esquecem de um ponto muito importante:capacitar os professores, para atuar junto aos alunos, bem como interagir em conjunto.Pois sabemos que os mesmos, os alunos, têm um desenvolvimento bem mais amplo que muitos professores.Poderiam criar um projeto direcionado as professores, não só os efetivos, mas se estender a todos,passando pelos temporários.Já que são necessários.

    ResponderExcluir
  7. Recentemente eu e um colega fizemos uma pesquisa junto aos meus colegas de turma da pós graduação sobre o uso da aprendizagem móvel como ferramenta de ensino dentro da sala de aula e justamente os resultados encontrados mostram que a aprendizagem móvel é visualizada como uma ferramenta possível para uso no ensino, apesar de certa resistência dos professores em aderirem as diferentes ferramentas, devido às dificuldades de manuseio perante tais tecnologias. Porém, identificou-se, que, quando acompanhados e capacitados por meio de cursos de formação específica, os professores se sentem mais preparados para adequação das tecnologias móveis dentro de sala de aula. Assim, como recomendação da pesquisa, nós sugerimos que as universidades ofertem mais cursos de capacitação docente no que se refere às tecnologias digitais móveis para o conhecimento e experimentação de ferramentas e aplicativos.

    ResponderExcluir
  8. Acho incrível o poder da tecnologia! Ela pode ser uma importante ferramenta para gerar inclusão social e digital na vida das pessoas. É disseminadora e multiplicadora, o impacto positivog erado na sociedade pode ser multiplicado e atingir muitas pessoas, formando rede. O que podemos observar, também, é o acesso que muitas comunidades ainda não possuem ou a falta de conhecimento do real aproveitamento que ela pode trazer para uma pessoa, comunidade, negócio. Por mais inclusão social através da tecnologia, SIM!

    ResponderExcluir
  9. Ensina autonomia, dinâmica para a própria vida, ensina que é necessário ter dedicação para a formação e o conhecimento em nosso público.

    ResponderExcluir
  10. Ensina a ver o social, estimula aos tutores também a conhecer outro processo educacional, outra realidade, penso ser necessário a formação deles para saber lidar com nosso público.

    ResponderExcluir
  11. A EaD com a temática social inclusa é importante pois pode transformar pessoas em agentes e não em mero receptores de conteúdo, ensinando-os a saber usar as informações e conteúdo de forma prática, gera inclusão e os faz perceber que o que acontece no ciberespaço é uma extensão do que acontece em nossa própria vida.

    ResponderExcluir
  12. Em nosso contexto e público é necessário ser semiprencial, pois estimula o conhecimento humano, vivência, cria rede, e pode se tornar uma ferramenta

    ResponderExcluir
  13. A EaD abrange e inclui muitas pessoas em contextos que a educação regular não chega. É uma saída para incluir social e digitalmente quem ainda não possui acesso.

    ResponderExcluir
  14. Pela tecnologia podemos ter acessos a muitos tipos de formação, como humana, social, coach, etc; Para gera inclusão.

    ResponderExcluir
  15. A inclusão digital é o que podemos chamar de democratização do acesso as tecnologias da informação, possibilitando mais pessoas atuando na sociedade de informações e melhorando sua condição de vida. Logo a educação digital conscientiza as pessoas ao uso de tais tecnologia, permitindo-as agir de forma responsável e de acordo com a ética.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...