segunda-feira, 21 de março de 2016

SEGREDOS DO EMPREENDEDORISMO

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa. Abrir um negócio é uma tarefa complexa, principalmente diante da situação sócio-politico-econômica que vivenciamos. Instabilidade econômica e politica são fatores de preocupação entre os empresários, que dirá então entre aqueles que almejam tornar-se um. O medo de não ter o retorno desejado torna-se um fator desencorajador na hora de empreender.
Contudo, é exatamente diante das dificuldades que o verdadeiro empreendedor se destaca. Empreender é justamente ter essa capacidade de transformar problemas em soluções. É ser capaz de trazer coisas positivas em meio às dificuldades. Ser um empreendedor é ser capaz de identificar um problema e, diante dele, propor uma solução economicamente viável (ora, vivemos no capitalismo!), seja ela em forma de produto ou serviço.
Essa “visão empreendedora” é o fator determinante do sucesso de muitos empresários. Ora, todo empresário de sucesso precisa ter um bom empreendedor por perto (quando ele próprio não é!). Que fique claro aqui que ser empresário é diferente de ser empreendedor.

“O empresário é aquele que possui um ótimo conhecimento em técnicas de administração como planejamento e controle financeiro, marketing, vendas e gestão de pessoas.”
(Millor Machado).

 Ser empreendedor é ser capaz de inovar (do latim innovatio, refere-se à ideia, método ou objeto diferente de padrões anteriores), de fazer diferente. E quando digo: “fazer diferente”, não precisa ser nada grandioso. O simples ato de oferecer um copinho de café a um cliente já é um ato empreendedor, que pode te destacar dentro da empresa.
Na verdade, a questão torna-se complexa porque a maioria das pessoas tem na cabeça que pra empreender precisa ter uma ideia magnifica, estupenda, colossal, nunca antes imaginada e que vá mudar inteiramente a rotina de milhões de pessoas no mundo. É claro que isso seria o ápice, mas não é um fator determinante.
Para empreender, não precisa ter uma empresa, nem ser rico, ou ser um gênio.
Para começar a empreender basta ter coragem, um pouco de perspicácia (boa capacidade de compreensão ou observação), e força de vontade.
Você pode ser empreendedor no seu emprego. Pode ser um empreendedor na sua casa. Pode ser empreendedor enquanto espera o ônibus ou metrô. Pode ser empreendedor enquanto estuda o teorema de Pitágoras (pense no clipe de papel, no marcador de texto...), enquanto conta o dinheiro para pagar as contas no final do mês (pense na liga, na fita durex...) ou enquanto manda um sms (pense no Whatsapp, no Telegram...). Boas ideias surgem de necessidades, sejam elas pequenas ou grandes.
Quais dificuldades você tem no seu dia-a-dia? De que maneira uma tarefa pode se tornar mais fácil, ou menos complexa? O que pode melhorar? São questões simples, mas que podem te transformar no empreendedor de amanhã (quem sabe até no empresário!).

Tenha a certeza de que aquilo que é solução para você é também solução para vários outros.

Texto Por: ADW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...