segunda-feira, 18 de julho de 2016

Empreender na Era Digital

Usar as redes sociais atualmente é hobby para qualquer pessoa que reserva alguns minutos ou o dia inteiro para ficar por dentro das atualizações do mundo e dos amigos. Mas o que muitos já perceberam, é que essa mistura de vício com grande quantidade de pessoas aglomeradas é a opção certa para quem deseja divulgar seu negócio, ou melhor, abrir um.
Fonte imagem: http://profissionalblog.com/como-comecar-a-empreender-na-internet/

Existem muitas redes sociais para empreendedores, mas no Brasil, ainda há poucas e por esse motivo a tendência é que as pessoas procurem fazer campanhas publicitárias, utilizarem-se de redes como o Facebook, por exemplo, para empreender. É raro encontrar alguém que não possua alguma conta nesta rede social, além de super prático, encontrar produtos e serviços sem sair de casa e ainda mais com alguém de confiança, que muitas das vezes, pode ser até o seu vizinho, é a indicação de um bom mercado para os negócios. Além da popularidade, você encontra também nas redes sociais grupos de vendas e trocas ou mesmo páginas de lojas e serviços que oferecem atendimento rápido comparado ao convencional método tradicional de compra e venda, que usamos tão exaustivamente.

Por este motivo, que muitos empreendedores usam as redes sociais para ter um diálogo mais próximo com o público. Abrir um negócio na internet, é uma alternativa segura e mais barata, levando-se em conta os gastos com imóvel, funcionários e toda uma estrutura que simplesmente com internet, um dispositivo onde você pode tirar fotos de seus produtos/serviços e redes sociais como Instagram ou Facebook em que você tem a possibilidade de deixar público e acessível aos clientes opções e avaliações é um ótimo começo.  Para tanto é necessário ter alguns cuidados, tanto em relação ao empreendedor como ao “cliente” com fraudes.

Além de mostrar seu serviço/produto é interessante demonstrar o que sua empresa faz, o seu propósito como também postar conteúdos que despertem o interesse e a identificação do público. Como por exemplo, frases ou pequenos textos de motivação.

Talita Waquim é uma empreendedora de sucesso no Piauí e está há quase 9 anos no ramo. Iniciou primeiro com uma loja virtual já que não tinha muito dinheiro para montar sua loja física, e só depois de alguns anos obteve estabilidade e logrou uma loja física. É de origem de família de comerciantes e afirma que herdou o espirito empreendedor dos pais.  Possui sua loja física e virtual atualmente e diz que as redes sociais são seu braço direito desde quando começou até o momento.

      Hoje sua conta no Instagram denominada de skullshopbr é seguida por pessoas do Brasil inteiro e já possui quase 95 mil likes. Talita, investe em loja física, virtual ( redes sociais e site) e com entregas via correios. Talita diz também que é super a favor das redes sócias uma vez que na“ Rede social você não precisa pagar água, luz, IPTU, e esses custos que loja física provoca” - salienta a empreendedora. E um conselho que a empreendedora dá é: “ Começar online para sentir o mercado como está no momento antes de investir é uma boa, ainda mais com essa crise que está fica bem complicado abrir uma loja.”

Talita Waquim - Fonte imagem: Portal do Dia

E seja qual for seu ramo, mantenha o espirito empreendedor pois o que vale é não ficar parado e mãos à obra. A sociedade está aberta a novas opções, oportunidades e inovações. 




Vanessa Cavalcante, é professora de Língua Portuguesa, natural do Piauí, diretora de Recursos Humanos da Enactus CESTI-UEMA, professora de cursos Profissionalizantes na Empresa Brasil Profissionalizado, à frente da Empresa Bazar das Meninas e é colaboradora do Social Brasilis.

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