segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Encerramento Turma 02 Curso de Formação empreendedora de base tecnológica em Fortaleza-CE


  Entre as duas turmas do curso de Fomação Empreendedora de base tecnológica: da construção de projetos ao protagonismo ofertadas neste segundo semestre, a turma 02 pólo Fortaleza/Cuca Barra foi a mais desafiadora.

 Primeiro, por a metodologia ser nova e pela primeira vez sendo aplicada em uma turma mista formada por jovens provenientes dos três Cucas (Cuca Barra, Cuca Mondumbim, Cuca Jangurussu), mais educadores sociais e líderes comunitários, com faixas etárias variando dos 17 aos 46 anos.



  O segundo desafio foi levar uma plataforma virtual de aprendizagem tão completa como o SOLAR da Universidade Federal do Ceará (UFC Virtual) para uma turma assim mista, em meio a comunidade da Barra do Ceará (Cuca Barra) onde aconteceu todo o curso. Barra do Ceará, é um bairro da zona oeste de Fortaleza às margens do encontro do Rio Ceará com o mar (praia da Barra do Ceará) é composto por comunidades e hoje é considerado um dos bairros mais violentos de Fortaleza, mas que ganha em ações sociais de seus próprios moradores, líderes comunitários, que contribuem com o bairro.

"A turma foi desafiadora, levamos para a comunidade uma modalidade de educação que eles não conheciam e não tinham acesso, percebemos que um processo de inclusão digital começou ali. Pela primeira vez líderes comunitários, jovens e educadores tiverem uma formação como essa e utilizando recursos da Univerdade Federal do Ceará, a plataforma de aprendizagem, que foi liberada exclusivamente para essa turma, vimos processos de aprendizagem e usos da rede acontecerem por quem nunca antes havia tido acesso." 
                                                                                                       (Manú Oliveira - Social Brasilis)

  A turma experimental abriu inscrições no dia 10/09 para preenchimento de 30 vagas, das quais 27 foram preenchidas em um tempo de duas semanas de divulgação exclusivamente através das redes sociais. Dia 30/09 aconteceu o primeiro encontro presencial no Cuca Barra e a culminância se deu através do painel de apresentação de projetos no último dia 03/12/2016.

 No decorrer dos meses de curso, 12 ideias de projetos foram desenvolvidas e 07 projetos apresentaram seus primeiros resultados no painel de apresentação de projetos para uma banca apreciativa composta por representantes da Rede Cuca, Secretaria Estadual da Educação e Social Brasilis, que contribuiram com dicas e sugestões para alavancar ainda mais os resultados dos projetos.

  O curso é um incentivo à produção de projetos e/ou negócios sociais que tenham como base a tecnologia para gerar impacto social, centrando o aprendizado no desenvolvimento do perfil empreendedor do aluno de modo que possa atingir o protagonismo e desenvolver ações e resultados através de sua própria autonomia e aprendizagem.

"Eu não tinha experiência com nada disso, tudo foi novo para mim. Fiquei apreensiva quando soube do uso de uma plataforma virtual, conhecia nenhuma, foi o primeiro contato. Fui me descobrindo, conhecendo aos poucos as ferramentas e vi que consegui aprender através da tecnologia."
                                                                                                      ( Alcione Moreira aluna Turma 02)

"Aos 46 anos eu posso aprender, ainda posso fazer algo. Descobri habilidades que achava que não tinha e pensava que não poderia usar a tecnologia para aprender dessa forma, foi surpreendente para mim."
                                                                                                 ( Lucilene Florencio - aluna turma 02)

"Foi novo aprender através de uma plataforma, é outra coisa que vai além de usar a internet só para redes sociais, posso estar na internet e ainda aprender." 
                                                                                                             ( Sávio Régis - aluno turma 02)

   Assim, concluimos mais uma turma com a formação de novos protagonistas sociais que discutiram, pesquisaram temas, estudaram, produziram produtos e atividades para chegar em um produto final: um projeto pronto para ser implementado. Tudo pensado e desenvolvido pelos próprios alunos, acreditando que o processo de aprendizagem é liderado pelo próprio sujeito, ele que aprende e se torna um protagonista de sua própria história.


 Nossos agradecimentos a nossos parceiros: Fundação Telefônica Vivo, Aliança Empreendedora,Prefeitura Municipal de Fortaleza, Rede Cuca e UFC Virtual.


Eq. Social Brasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...