sábado, 22 de julho de 2017

Projeto imprima e jogue - Jogos de tabuleiro e a educação

#EuSouProtagonista

Os jogos nunca despertaram tanto a ludicidade em crianças, adolescentes e até mesmo em adultos. Quando os jogos são usados como uma ferramenta para o despertar de habilidades em crianças e jovens, traz um contexto didático, lúdico e pedagógico ao ato de aprender, adquirir raciocínio lógico e concentração.

O projeto imprima e jogue busca despertar exatamente isso em seus participantes, crianças e jovens, essa arte de aprender jogando, ou seja, construindo seus próprios jogos. O coletivo é composto por jovens que se baseiam na teoria de Pierre Bordieu, sociólogo francês que "denunciou as distorções na produção da cultura e na sua difusão educacional na sociedade" (Fonte: Revista Cult) -  e assim criam jogos e fazem da auto produção o principal viés da aprendizagem.


Durante as oficinas do projeto é ensinado conceitos dos jogos de tabuleiro, regras de uso autoral, oficina de serigrafia para montagem do tabuleiro e confecção das cartas do jogo e as regras do mesmo que é denominado lutas simbólicas.






O jogo é uma aventura para desbravar o contexto social  e crítico do participante, além de propor uma viagem lúdica ao desbravamento de sua posição como indivíduo na sociedade.


"A repercussão do projeto foi muito boa. Os meninos (as) ficaram jogando até após a finalização das atividades" - relata Isadora educadora social da Rede CUCA Mondumbim - equipamento para a juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE.

Crianças com as cartas do jogo Lutas Simbólicas!
Crianças e jovens interagem com atividades lúdicas e ao mesmo tempo didáticas que os levem em um caminho de aprendizagem, visão crítica e social e por fim, ao protagonismo. O trabalho do grupo de jovens que realiza o projeto imprima e jogue, e idealizadores do jogo Lutas Simbólicas buscam despertar exatamente isso em seus participantes, principalmente, em crianças e jovens. O projeto foi contemplado no 6° edital Ação Jovem da Rede CUCA - da coordenadoria de juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2017. Foram realizadas quatro oficinas sobre jogos de tabuleiro, conceito, objetivos e montagem do jogo pelos próprios participantes, ao término, os jogos confeccionados foram disponibilizados para compôr as três bibliotecas da rede de juventude em três bairros da periferia da grande Fortaleza. Grande exemplo!

Participantes de uma das oficinas! Daniel Valentim idealizador - ao centro abaixo.

Edital e regras do jogo - baixe aqui.
Download do jogo - aqui


Fomente ações sociais!
Eq. Social Brasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...