domingo, 15 de outubro de 2017

II Open Space do Social Brasilis: Juventude universitária

#EuSouProtagonista

  Cumprindo nossa visão institucional de que "todos podem ser protagonistas sociais" a partir do lugar onde se encontram e gostariam de ser e fazer a diferença é que acreditamos, a cada dia mais, na universidade e o que ela fomenta de transformação para as gerações futuras através de seus formandos.

  A universidade é lócus de diversidade cultural, étnica, de cores, de mistos que se entrelaçam e se cruzam todos os dias no intuito de aprender e ao final do processo de estudos se jogarem no mundo profissional ou acadêmico. Nesse período de esperas, a população universitária formada, sobretudo, pela juventude, deve ser preparada ao extremo para ser um profissional imerso no mundo real, ou seja, no mundo de complexidades e problemáticas sociais reais, estamos pront@s para isso?

  A pesquisa (academia) objetiva-se a buscar soluções para possíveis hipóteses e indagações que venham a contribuir com a vida em comunidade e para com a sociedade como todo. Para isso, ideias reais, práticas e por sua vez, funcionais, que são aptas a contribuir ainda mais para esse mudança devem ser estimuladas. Compartilhando esses pensamentos e buscando fazer da universidade um caminho a ser ambicionado pela juventude da periferia e de escolas públicas que realizamos no último dia 11 de outubro/2017, em parceria com o time Enactus UFC (Organização que propaga o empreendedorismo social em universidades) nosso II Open Space do ano com a juventude representante de projetos de extensão (que ligam a universidade a comunidade) da Universidade Federal do Ceará (UFC) para discutir sobre gerenciamento de projetos e tecnologias sociais através de atividades práticas dentro da própria universidade.


  Durante a manhã do dia 11,  os representantes de 06 projetos distintos, ao todo 24 jovens, tiveram contato com uma exposição institucional do Social Brasilis com o Elvis Alves - nosso diretor de comunicação e após isso, vivenciaram a parte teórica da composição de projetos e tecnologias sociais com uma atividade prática de jogos de tabuleiro para a educação com a Manú Oliveira - fundadora Social Brasilis e concluíram a manhã com uma atividade para a construção e co-criação de projetos utilizando metodologias ativas da educação (prática para a execução de produtos ou aprendizagem mediada por projetos).

  Concluímos nosso Open Space, que significa um espaço aberto para discussões e práticas, com 100% de aproveitamento e participação dos estudantes. A atividade também é uma extensão da nossa campanha institucional #EuSouProtagonista 2017 que estimula a construção de ações e ideias que levem ou reforcem a questão do protagonismo entre a juventude brasileira. Para conhecer melhor nossa campanha e levá-la até sua instituição clique aqui.



Eq. Social Brasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...